quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Encontro de Junho da Rede Social Ampliar


MISSÃO REDE SOCIAL AMPLIAR: Fortalecer a articulação de Itaquera e região e ser reconhecida por suas ações de protagonismo para o desenvolvimento local.
  VISÃO DA REDE SOCIAL AMPLIAR: Até 2020, ser agente catalisador da qualidade de vida de Itaquera e região, assim como auxiliar na manutenção das conquistas.
  Data: 14/06/2012
Horário: 10h00 às 12:00
Local: CEU Azul da Cor do Mar – Rua Ernesto de Souza Cruz, 2171 - fone: 3397-9014
Mediadora: Rita Puosso

Presença
 
Cássia – SASF Com.da Graça      Rita  – Senac              Raquel - Casa do Cristo 
  Pedro e Lilian – SESC ITQ             Nivaldo – Fundação CASA Guaianazes           
  Ivania – CEU Azul Cor Mar             Elaine e Susi – artesãs Centro S. Marista ITQ 
 Madalena – SAE Líder II                   Vanessa – Assoc. Criativa           
 Elaine – ADL e Ass. Mor. Jardim Vila Nova                       Andréa – CAPS Itaquera                                      
  Pauta
- Apresentação dos presentes.
  - Leitura do texto : Cultura da Transformação – Revista e – SESC – edição junho 2012. Ao realizar a leitura, a mediadora incentivou o grupo a criar uma rotina dentro das organizações para intensificar o uso de coleta reciclável , assim como fazer girar na rede informes sobre possíveis trocas de materiais diversos que possam ser usados por outras pessoas ao invés de descartados.LIÇÃO DE CASA: Socializar ações da Rio+20 que considerar importantes para que a rede possa realizar algo parecido no 2º semestre, viabilizar o clube de trocas.Dica de site: www.freecycle.org
     - Avaliação Dia do desafio: no Senac Itaquera – 174 pessoas participaram. Pedro, do Sesc Itaquera avaliou que a divulgação e apoio da Rede Social Ampliar, com certeza motivou mais pessoas da comunidade  a participar do evento no SESC e a participação nesse ano foi maior.
     - Avaliação do Evento de Cidadania, parceria com o CEU Azul da Cor do Mar – dia 02/06/12
Participaram do evento: SASF ITQ Comunidade da Graça e artesãs do Centro Social Marista (8 pessoas) – oficina de fuxico – atendimento de 80 pessoas; Fundação CASA Guaianases (1 pessoa) – oficina de jornal –atendimento de 30 pessoas; artesãs Casa do Cristo Redentor (4 pessoas) – atendimento de 70 pessoas; SAE (11 pessoas) –DST/AIDS – atendimento 300 pessoas; SABESP (1 pessoa) – atendimento XX pessoas; Costume Popular (2 pessoas) – pintura no rosto – atendimento XX pessoas; Senac Itaquera (2 pessoas) – palestra Finanças Pessoais – atendimento 5 pessoas.O grupo atuou com 29 pessoas atuando voluntariamente no evento, num total de aproximadamente 485 pessoas, faltando computar atendimentos da SABESP e Costume Popular.
 - Arraial das Estrelas – organizado pela Subprefeitura de Itaquera e Consulado do Japão    em    SP, data: 23 e 24/06/12, das 09h as 21h,  na Pça Central de Itaquera, junto a Rua Gregório Ramalho. As organizações da Rede não poderão participar, pois ficou um pouco restrito por questão de tempo e não há pessoas e materiais suficientes para exporem na festa.
   - 2º semestre: Festa Brasileira no SESC Itaquera“Se eu perder esse trem” – dias 18  e 19/08/12 e 25 e 26/08/12 no período tarde/noite. Pedro, do SESC  Itaquera, informou que o espaço destinado ao grupo aumentará de tamanho, propiciando que o visitante entre e circule no espaço . Reforçou a orientação de que as organizações que se interessarem em participar deverão se inserir nas reuniões e nas capacitações. No encontro de maio os participantes do encontro da Rede definiram que as organizações serão distribuídas nos 4 dias em uma barraca comunitária e cuidarão do próprio caixa, praticando preços condizentes com os produtos e com os outros artesanatos de outras barracas do evento, para tanto será alinhada uma conversa com as organizações que participarão do evento. Cada uma será responsável pelo próprio transporte e dos materiais. Todos aceitaram que as organizações levarão artesanato confeccionado nas organizações sociais. Na data saiu uma comissão voluntária que participará dos encontros no SESC para alinhar a participação das organizações da Rede Social no evento:   Cássia – SASF , Rita – Senac, Vera e Raquel – CCR, Denise – Centro S. Marista de  ITQ e Madalena – SAE Líder II. Pedro esclareceu dúvidas junto com Lilian e foi confirmada  aproxima reunião para 20/06/12 no SESC , às 10h.
IMPORTANTE: ORGANIZAÇÕES QUE QUEIRAM PARTICIPAR DAS FESTAS NO SESC DEVEM PARTICIPAR DESSE ENCONTRO DE 20/06/12  e enviar e-mail ATÉ 27/06/12, SEM FALTA!!!!!!!!!!! para Rita com cópia para Cássia, Denise, Raquel e Vera SASFITAQUERA@FCG.ORG.BR; DABSOUZA@MARISTA.ORG.BR; RAQUEL.FARIA@UOL.COM.BR; VERA.CALIEL@GMAIL.COM
O SESC precisa dessa confirmação, do contrário atrapalhará o cronograma de capacitação!
- AGENDE – Rita e Lilian falaram para o grupo sobre o projeto da AGENDE, agência que venceu licitação junto a Prefeitura de São Paulo e iniciará os trabalhos nas Subprefeituras do Itaim Paulista, Itaquera e São Mateus. É uma agência de fomento ao Desenvolvimento Local que trará experiências de incubadora, participação dos empresários (de todos os setores e tamanhos) para atuarem num Grupo de Trabalho responsável pela articulação de geração de emprego e renda na zona leste.É importante atentar para os e-mails que a mediadora dispara para o grupo com esse assunto e  participar dos encontros na SUBPREFEITURAS citadas.
  Informes

·         15/06 a 30/06/12 – Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas – SESC
·         www.sescsp.org.br
·         15/06/12 – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – Apoio SESC
·         23 e 24/06/12 – Pça. Central de Itaquera – Arraial das Estrelas
·         25/06/12 – 14h – no Ministério Público do Trabalho – Rua Cubatão, 322 – Paraíso – próximo ao metrô - Palestra – Fórum Paulista de Combate ao Trabalho Infantil: “O grande Desafio da educação na erradicação do trabalho infantil” – palestrante: Walkiria Rigolon – com certificados, evento gratuito.
·         Curso gratuito de costura – ONG Novo Amanhecer – 6 meses com Bolsa Auxílio – informações – fone: 2555-3365 – Janete
·         Doação de colchonetes em boas condições – ONG Novo Amanhecer – fone: 2555-3365 – Janete
·         Férias Rita – Senac – de 18/06/12 a 22/07/12 – retorno dia 23/07/12

  Próximo encontro:
Data: 11/07/12
  Hora: 10h
  Local: SASF Itaquera
  Endereço:  Rua Catarina Lopes 345
  Fone: 2054-0160
  Contato: Cássia



Nenhum comentário:

Postar um comentário