segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Memória


ATIVIDADES 2010

FÓRUM DE ÉTICA, CIDADANIA E JUSTIÇA SOCIAL
                                        abril de 2010
A CASA Guaianases participou no sábado (17 de abril) do III Fórum de Ética, Cidadania e Justiça Eleitoral, realizado nas dependências do CEU Inácio Monteiro, no Conjunto Inácio Monteiro, Zona Leste da Capital.
Organizado por associações comunitárias da região, o evento proporcionou aos moradores acesso a serviços e recursos básicos, como informações sobre saúde, incluindo testes de glicemia e medição da pressão arterial. Trinta casais puderam oficializar sua união perante o Cartório de Registro Civil numa cerimônia comunitária realizada no evento.O Fórum contou, ainda, com apoio do Senac, de representantes de  ONGs e de movimentos populares de moradia. A participação da unidade da Fundação CASA  aconteceu por meio de uma exposição fotográfica das atividades desenvolvidas pelos adolescentes.
A CASA Guaianases faz parte do Programa Desenvolvimento Local Juscelino Kubistchek, criada há cerca de um ano, e que conta com a participação de diversas organizações sociais.O objetivo é estimular o desenvolvimento do bairro e contribuir para uma melhor organização comunitária.
*texto produzido pela assessoria de imprensa da Fundação CASA e originalmente publicado no site:  http://www.casa.sp.gov.br/site/noticias.php?cod=2937



SHOWS MUSICAIS MARCAM ANIVERSÁRIO DA
                                         COHAB JK EM GUAIANASES
                                         abril de 2010
Para comemorar o aniversário de 25 anos do Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek (Cohab JK), a Subprefeitura Guaianases em parceria com a Rede de Desenvolvimento Local da Cohab Juscelino Kubitscheck promoveu do último domingo, dia 25 de abril, uma série de atividades. A programação teve início às 9 horas, com atividades de balé, capoeira, e desfile da Guarda Mirim. À tarde houve shows de músicos da região, que se revezaram no palco montado em um dos pátios existentes na rua Utaro Kanai. Um público de aproximadamente 200 pessoas apreciou a apresentação das bandas Cronics a Lie (pop rock), Massivo Hops (hip hop), Cvilização Central (pop rock), entre outras. Apesar da animação do público, a festa, que estava programada para terminar às 18h, foi encerrada um pouco antes devido à chuva que caiu por volta das 16h. Mesmo assim, a moradora Esabelly Batista Ferreira, de 10 anos, aprovou a participação de bandas do bairro. "É muito bom valorizar os talentos da região. Adorei todas as bandas", declarou.
Alunas de Estética participam de Evento do Dia
das Famílias na Organização Social Marista
No dia 25/09/10, cerca de 15 alunas do curso de estética do SENAC Itaquera participaram da festa das Famílias no Centro Social Marista Irmão Lourenço, onde atenderam com serviços de higienização facial mais de 50 pessoas, entre crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres.
Muita alegria e descontração marcaram o evento.
“Tocar as pessoas com carinho e atenção fez a diferença.” – relata uma aluna do cursos de Estética do Senac Itaquera.
ATIVIDADES 2009         

  • Projeto: Roda de Prosa - Maria da Penha, uma história de luta em movimentos sociais
Sumário Executivo:
O objetivo deste projeto é criar acervo histórico de exemplo de vida dedicada a lutas nos movimentos sociais e compartilhar o exemplo por meio de video e 1.000 cartilhas com informações uteis para representantes de organizações sociais, educadores e atores locais interessados na história de luta em movimentos populares. A filmagem da Roda de Prosa será realizada no dia 26/07/08 das 14h30 as 18h com convidados exclusivos para esse fim.

Resultados:
Participaram da atividade da filmagem, amigos da Maria da Penha, familiares e lideranças sociais, um total de 31 participantes. Divididos entre plateia e participantes da roda de história, todos contribuiram para a realização da atividade que acabou sendo uma homenagem e um registro de história.
O material filmado foi encaminhado para técnicos do Museu da Pessoa para ser analisado e orientado o prosseguimento desta atividade.

  • SENAC Cria Parcerias para cursos de Desenvolvimento Local
Resultados:


No ano de 2009 foram efetuadas várias parcerias para turmas externas, do Programa Educação para o Trabalho -  PET e Agente de Desenvolvimento Local - ADL, buscando aproximação com as comunidades do entorno e propiciando ensino de qualidade para o público alvo desses cursos, ou seja, jovens e adultos, que desejam atuar como protagonistas em conquistas de melhorias para os bairros atendidos.
  • Encontros mensais dos atores sociais de Itaquera e região
No decorrer de 2009 foram realizados encontros mensais da Rede Social com organizações e pessoas para discussão de temas de interesse do grupo, leitura de textos, dinâmicas, enfim, desenvolveu-se a metodologia do Programa Rede Social como um instrumento de fortalecimento da Rede.


Na época iniciou-se uma reaproximação com os atores locais e as reuniões não apresentaram grande avanço.Porém, na última reunião do ano, realizada em dezembro, frisou-se a importância da participação e também firmou-se que para 2010 a Rede Social trabalharia com Ações Concretas e Projetos que contribuam para consolidar a Rede Social. 
Na época as organizações participantes eram: CEAT/CBT - Centro de Atendimento ao Trabalhador - unidade Cidade Líder, Centro Social Padre Batista, Centro Social Padre Cícero, Fundação CASA Guaianazes, Fundação Comunidade da Graça, Obra Social Dom Bosco, PISC Dinda - UniCastelo, Senac Itaquera, Sociedade Comunitária Fala Negão, Jornal Notícias de Itaquera, Serviço de Atendimento Especializado - SAE Cidade Líder II, Ong Anjo Menino, Ong Brasil Gigante Adormecido, Instituto Consulado da Mulher e Espaço Cultural Dandara.